Curso de desenho em Coronel Barros | Cursos, Salario e mais!

Adora desenhar, mas quer fazer um curso pra se aperfeiçoar e transformar o seu hobby em uma fonte de renda? Estão o curso de desenho em Coronel Barros é o que você estava procurando!

Veja neste artigo especial tudo sobre o curso, salário e muito mais para entrar de cabeça nessa área!

Apesar de o mercado de desenho não ser tão visado, é essa a característica que faz dele uma ótima escolha pra você que gosta de desenhar e quer tornar esse hobby em uma profissão.

E, além disso, diferente do que muita gente pensa, esse segmento profissional tem vários ramos e possibilidades de atuação.

Portanto, leia este artigo até o fim e veja quais são as melhores opções de curso de desenho em Coronel Barros!

Além disso, também saiba quais as profissões mais promissoras pra quem gosta de desenho e o valor médio dos cursos de formação nessa área!

Aqui você também verá:

  • Como escolher um bom curso
  • Onde encontrar curso de desenho em Coronel Barros
  • O salário médio de um desenhista e/ou profissional dessa área
  • As melhores práticas pra conseguir se dar bem nessa área.

Confira tudo isso e muito mais a seguir!

Porque fazer um curso de desenho em Coronel Barros?

Curso de desenho

O artista que produz ilustrações é o desenhista. Ele atua fazendo representações das mais diversas. É trabalho dele tornar real a visualização de pessoas, animais, objetos, lugares, produtos, reais ou fictícios, por exemplo.

De certa forma, o papel de um desenhista no mercado de trabalho é tornar algo intangível em algo tangível.

Por isso, ao contrário do pensamento da maioria, quem se forma por curso de desenho tem, sim, um bom espaço no mercado de trabalho.

O Mercado de trabalho para quem faz curso de desenho em Coronel Barros

Bem mais do que “vender a sua arte”, o mercado de trabalho pra quem escolhe a área de desenho é um dos mais diversificados que existem.

Você pode atuar em vários setores, empresas, pode trabalhar como autônomo e muito mais!

Além disso, uma das profissões mais interessantes pra quem desenha é a de ilustrador, mas ela é só a ponta do iceberg para quem deseja ingressar nessa área específica de arte.

Por isso, apesar de não parecer, o mercado de desenho é ativo e quente, principalmente com o crescimento e popularização da internet.

Artistas brasileiros já conseguiram fama em mercados estrangeiros, mas o mercado brasileiro também já começou a dar seus largos passos também. Ou seja, apesar de ser ainda um mercado pouco conhecido, hoje em dia, é sim possível alcançar o seu espaço e ganhar notoriedade entre tantos artistas.

Veja a seguir algumas das profissões pra você que quer se formar em curso de desenho em Coronel Barros.

Profissões para desenhistas em Coronel Barros

Como já ficou claro, o mercado de desenho é  aquecido, por isso, investir em um curso é uma ótima opção pra entrar com o pé direito e agarrar uma chance de ouro trabalhando com o que você gosta.

Pode trabalhar em agências de propaganda, editoras, gráficas, montar seu próprio estúdio ou atuar como autônomo. Esse profissional pode trabalhar também ao planejar e organizar os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente.

Além disso, a procura por itens artesanais e personalizados tem crescido muito. Portanto, o empreendedorismo também está incluído como uma boa opção.

Mas você já sabe com o que exatamente você quer trabalhar na área de desenho? Pois é, as profissões são infindas e vão das mais tradicionais até as mais inovadoras e específicas, então é bom já ter um norte antes de se lançar de cabeça. Vamos ver algumas?

Desenho

Desenhista técnico

Já pensou em usar seu talento pra desenho e trabalhar na área civil? Sim, é possível e, inclusive, bem comum.

Acontece que desenhar faz parte do dia a dia do profissional de engenharia, principalmente se for das engenharias Civil e Mecânica, por exemplo.

Isso porque essas áreas exigem um bom conhecimento sobre desenho técnico e geometria para a elaboração de projetos. Nesse ramo você pode desenhar à mão ou usar programas como AutoCad, por isso, o desenhista técnico também é chamado de “desenhista cadista”.

Caricaturista

O especialista em desenhos de pessoas é chamado caricaturista e, com bom conhecimento adquirido em curso de desenho, você pode se tornar um dos artistas famosos dessa área. Seu trabalho será interpretar a personalidade e características mais marcantes do seu modelo ou cliente e fazer uma representação artística dele.

Aliás, você sabia que alguns dos maiores caricaturistas do mundo são brasileiros?

Cartunista e estilos variados de histórias em quadrinhos

Trabalhar com quadrinhos pode ser o seu sonho e, adivinha? Apesar de ser considerada uma profissão difícil, basta a dose certa de altendo e trabalho duro para conquistar o seu espaço como artista em Coronel Barros.

Um outro ramo lucrativo, muito buscado e que de certa forma parece com o cartoon é o HQ e seu primo japonês, o mangá.

Aliás, existem centenas de designações e estilos diferentes, além do tradicional cartoon, para escrever histórias em quadrinhos, indo desde os estilos asiáticos menos populares até os mais famosos webtoons e suas variações na web.

O artista que se dedica a essa área específica tem muitas batalhas afinal o epicentro cultural desse tipo de arte é principalmente os EUA e Japão, mas com o avanço da tecnologia e o surgimento de tribos na internet, dá pra começar com baixíssimo investimento e, se a sua história for muito boa, você cresce de forma muito rápida e conquista oportunidades incríveis.

Designer

É uma das opções mais diversificadas, porque um desenhista que decide seguir na área de design pode trabalhar como:

  • Designer publicitário
  • Design de roupas
  • No Setor industrial
  • Design de produto
  • Game designer
  • Designer de interiores
  • E muitas outras opções.

Esse profissional geralmente tem muito mais oportunidades no mercado tradicional que os outros, pois se liga diretamente ao setor de publicidade e marketing, presentes em quase 90% de muitas empresas de médio e grande porte. Por isso, pode-se dizer que possui boas vagas de emprego pra alcançar.

Para isso, basta investir em um curso de desenho que ensina sobre desenho digital ou foque em programas de desenho digital como o pacote Adobe, por exemplo. Outra boa escolha é se formar em publicidade ou artes visuais e conseguir mais destaque.

Ilustrador

Por falar em Adobe, você sabia que os desenhistas que usam essa ferramenta tem um mercado gigante pela frente? E um dos mais interessantes é a ilustração, afinal, traz muitas opções de trabalho.

Você pode trabalhar em editoras, ilustrando livros, revistas, jornais e muito mais!

Qual o valor de um curso de desenho em Coronel Barros e onde encontrar?

Curso de desenho

Esta é uma pergunta cuja resposta é muito relativa. Por exemplo, no App do Superprof, o preço médio de um curso de desenho é de R$49 por hora aula. A parte boa é que neste App as aulas são particulares e você pode assistir pelo aplicativo ou marcar um dia para estudar pessoalmente com o professor.

Além disso, existem vários sites em que você pode obter conhecimento sobre essa área e o melhor é que a maioria dos cursos é gratuita e livre. Veja alguns:

  • About.com
  • Daiana Oliveira (YouTube)
  • Desenhando com Magno Brasil (YouTube)
  • Desenho Online
  • DragoArt.com
  • DrawingCoach.com
  • Drawing Now
  • Drawspace

Estes sites tem cursos que são muito bons pra quem tem pouca ou nenhuma noção sobre desenho e quer fazer um curso para ingressar no mercado.

Mas, pra se ter uma ideia real de valores, você precisa primeiro escolher qual curso você quer fazer em Coronel Barros. Isso envolve escolher qual a sua especialidade:

  • Cartoon
  • Caricatura
  • Realismo
  • Mangá/anime
  • HQ
  • Ilustração
  • E muitos outros.

É muito importante ter em mente uma especialidade porque é bem mais fácil conseguir as vagas, uma vez que os contratantes geralmente têm demandas muito específicas.

Tipos de curso de desenho em Coronel Barros

Curso de desenho

Assim como muitas profissões, para ser um bom desenhista você precisa fazer um curso de desenho que seja de alta qualidade.

Mas existem muitas opções por aí, indo desde cursos livres, com e sem certificação, cursos mais profundos e específicos como o curso de desenho técnico, curso de AutoCad, curso de ilustração e por aí vai.

Nossa indicação é que você vá mais longe do que a maioria dos candidatos e leve realmente a sério a sua formação. Ou seja, procure um curso de desenho com programa sólido.

Dê preferência para cursos de nível Superior como graduações em:

  • Artes plásticas
  • Artes Visuais
  • Design
  • Publicidade
  • E demais cursos que usam das habilidades de desenho, como arquitetura e engenharias.

Existem muitas opções de curso de desenho em Coronel Barros, por isso, separamos as opções mais vantajosas para você fazer. Confira!

Melhores cursos de desenho: Senac Coronel Barros

Uma das melhores escolas para estudar desenho é o Senac, principalmente se o seu foco for a capacitação profissional.

Veja a seguir os melhores cursos de desenho pelo Senac de Coronel Barros.

Curso de desenho artístico Senac Coronel Barros

Mas, se você gosta da modalidade de curso técnico, o Senac também tem cursos na área de desenho, como o curso de desenho artístico, por exemplo.

O curso de desenho artístico do Senac em Coronel Barros é nele você aprende a:

  • Identificar a linguagem do desenho como meio de expressão a partir da visualização das obras de artistas de diferentes períodos históricos
  • Identificar e aplicar técnicas básicas de desenho com elementos da sintaxe visual como linha, luz, volume e profundidade
  • Desenhar a partir da observação direta de objetos cilíndricos (garrafas, copos, jarras), formas orgânicas arredondadas (frutas e legumes), formas cúbicas, cenas interiores e paisagens
  • Aprender noções de profundidade: sobreposição e perspectiva
  • Aplicar técnicas de desenho utilizando materiais gráficos como grafite e carvão

Para participar basta acessar o site do Senac e selecionar cursos livres na área de artes.

Os requisitos são poucos, por exemplo, a idade mínima é de 14 anos, mas a disponibilidade de turmas depende da unidade do Senac que você escolher estudar. Mas, você também pode escolher estudar online na modalidade EaD.

Curso de desenho (básico)

Também na modalidade livre o curso de desenho, ao contrário do Curso de desenho artístico, foca muito mais nos conceitos básicos do que nas ferramentas e técnicas.

Com esse curso você aprende sobre:

  • Esboços e estruturas iniciais
  • proporções
  • exercícios para aquecimento de mão
  • figura humana
  • gestual
  • linha de ação
  • figurino
  • ambientação
  • cenários
  • figuras de animais
  • luz e sombra
  • hachuras
  • distorções
  • criação de personagens e caricaturas

Por isso, esse curso é indicado para quem quer aprender do zero.

Como pôde ver, cobre muita coisa e te dá uma visão geral da profissão de desenhista.

Melhores cursos de desenho: Faber Castell

Uma das melhores plataformas para fazer curso de desenho online é a da Faber Castell, porque a gigante do segmento de papelaria e artesanato possui alguns dos cursos mais assertivos do mercado.

Veja a lista de algumas opções:

  • Desenhando em papéis escuros com SuperSoft
  • Criaturas Fantásticas
  • Criando Personagens para Animação
  • Desenho da Anatomia: Movimento
  • Desenvolvimento de Personagens
  • Dominando o traço: o Rosto no Mangá
  • Técnicas de Narrativa Visual
  • Transformando Retratos em Desenhos

Para conferir, basta fazer o cadastro no site e acessar os cursos desejados. Os cursos, que geralmente custam entre R$50 e R$300, por exemplo. Além disso, são de nível básico, médio e avançado e garantem certificado para os participantes.

Escolas especializadas em desenho em Coronel Barros

Uma outra opção muito boa para aprender a desenhar com a certeza de aprendizado é escolher uma escola especializada em Coronel Barros. Existem várias opções, basta buscar de acordo com o seu bairro.

Um bom exemplo é a franquia Gracon, a escola de artes visuais, mas, lembre sempre de analisar a grade curricular, ou módulos. Assim, você terá a certeza do aprendizado.

Uma segunda boa dica é procurar o nome da escola no site reclame aqui e já ver os tipos de problemas comuns que a instituição possui, por exemplo, e já ir se matricular preparado para evitar certas situações.

Além disso, outra boa prática é conhecer seus professores e a metodologia que será usada pra ver se o curso se adequa ao que você espera.

Conclusão

O mercado de trabalho têm muitas oportunidades para quem decide trabalhar com desenho, por isso um curso de desenho é bem vindo.

Assim, você se profissionaliza e agarra as melhores chances do mercado. Então não perca tempo, use as dicas deste artigo e escolha já o seu curso de desenho em Coronel Barros!

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *